Diana Gebrim ilumina caminhos jurídicos e fortalece a gestão de projetos para artistas do Incentivarte
- Incentivarte

- 29 de nov. de 2025
- 2 min de leitura
O programa Incentivarte promoveu mais um encontro formativo, desta vez com Diana Gebrim, renomada especialista em direito cultural e gestão de projetos. A convidada compartilhou conhecimentos fundamentais para a profissionalização e o fortalecimento das carreiras artísticas dos residentes.

Durante o encontro, Diana apresentou ferramentas essenciais para que artistas possam transformar ideias em propostas bem estruturadas, alinhadas às oportunidades e às exigências do setor cultural. A proposta foi oferecer um momento de aprendizado prático, acessível e motivador, ampliando horizontes e abrindo novas possibilidades para a trajetória de cada participante.
O impacto da palestra foi destacado por Vinícius Ribeiro, ator e bolsista de artes cênicas. “Participar da palestra com a Diana me abriu a mente em muitos aspectos. Confesso que a parte jurídica dos meus projetos era algo em que eu não pensava muito, mas agora percebi a importância de registrar obras, dar créditos, mesmo que seja para uma foto”, relatou.
Segundo ele, o aprendizado veio em um momento decisivo. “Consegui organizar melhor minhas ideias, tanto artísticas quanto jurídicas, para que meu projeto de residência aconteça da melhor forma possível. Diana foi incrível: nunca tinha entendido questões tão burocráticas de um jeito tão simples.”
A curadora Lena Cunha também reforçou a relevância do encontro e da abordagem adotada por Diana Gebrim. “Ela trouxe temas complexos do direito cultural, absolutamente necessários para quem atua no campo da cultura, traduzindo a linguagem jurídica a partir de experiências e exemplos concretos”, afirmou.
Lena detalhou ainda os conteúdos abordados ao longo da atividade. “Diana falou sobre os diferentes perfis institucionais — pessoa física, jurídica —, os tipos jurídicos existentes e as relações contratuais necessárias para a atuação profissional do artista. Destacou a importância dos contratos para a nossa segurança no campo artístico e cultural, além de abordar questões fundamentais como propriedade intelectual e direitos da personalidade, esclarecendo como lidar com os direitos autorais e seus limites.”



