top of page
SELO-COM-FUNDO-BRANCO.png

Júnio

Shock

MÚSICA

250828_ENSAIO JÚNIO SHOCK__GABRIEL PIMENTEL_00005 Grande_edited.jpg
  • Instagram
  • Facebook
  • Youtube

"Sou um artista múltiplo, e acho que por isso consigo atingir pessoas tão diversas com meus projetos."

Júnio Shock é multiprofissional, com formação em Produção Multimídia, Pós-Graduação em Arteterapia e formação em diversas outras áreas, como Música, Produção Teatral, Musicoterapia, Empreendedorismo, entre outras. Ele criou em 2007 e coordena o projeto SIM (Som, Imagem e Música), que utiliza ferramentas audiovisuais no trabalho de Arte Inclusão com Pessoas Com Deficiência. O SIM foi implementado em instituições que atendem a este público, como a APAE Raposos-MG, a Fundação de Atendimento Especializado de Nova Lima (FAENOL) e a Ong Verde Novo, também em Nova Lima-MG.

 

Júnio é um dos fundadores, regente de chão e músico da banda do Bloco de Carnaval de BH, o Então Brilha, e ajudou a formar o Sindicato Inclusivo (ala inclusiva do bloco Chama o Síndico). Ele pesquisa o uso da tecnologia como recurso de expressão para pessoas com problemas na comunicação verbal, mudez e deficiência visual. É co-criador da Casa de Gentil Culturas e Convívios, espaço cultural voltado à preservação e manutenção da Cultura do Tambor em Raposos-MG e região desde 2012; atualmente, a casa funciona como um Ponto de Cultura, promovendo os saberes tradicionais e a preservação do meio ambiente.

Projeto
"EP TAMBOR AFRO NOVA-LIMENSE"

Nova Lima sempre foi tida como uma cidade de raízes inglesas devido ao processo da mineração vivido por anos. Nesse processo, os verdadeiros arquitetos sociais da cidade não foram os ingleses, mas sim os negros "trazidos" de vários lugares para trabalhar nas minas, em sua grande maioria em trabalhos inapropriados para seres humanos. Pessoas que trouxeram sua história, cultura e ciência, e quando se fala de cultura na diáspora africana, em grande parte, se fala do tambor.

 

Nova Lima sempre foi, culturalmente falando, uma terra de tambores; essa sonoridade que ao longo dos anos ganhou diversas formas de expressão como Bandas de Música, Charangas, Congados, Atabaques do terreiro, Grupos e Escolas de Samba, Funk, Hip-Hop e o Trap. A proposta de Júnio Shock para este edital é juntar num EP com 3 músicas a sonoridade do Tambor Afro Nova-Limense. Após gravadas, as músicas serão transformadas em um visualizer para o YouTube e disponibilizadas para acesso livre, além de serem executadas ao vivo no final do presente edital.

Bolsistas
2025/2026

bottom of page